Com a volta do GP da Turquia, Fórmula 1 fecha o calendário de 2020
Ausente da categoria desde 2011, circuito de Istambul volta a receber uma etapa, na data em que seria realizado o GP do Brasil, cancelado em virtude da pandemia. Calendário terá 17 etapas ao todo
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças drásticas em vários segmentos, entre eles o esporte. Na Fórmula 1 em 2020, estavam previstas 22 corridas, o maior calendário da história da categoria em 70 anos. Mas com o avanço da Covid-19, muitas delas tiveram que ser canceladas ou remanejadas, com boa parte delas realizada sem a presença do público, para evitar o avanço da doença. Quando as equipes já estavam na Austrália para a abertura do campeonato, a corrida foi cancelada horas antes do primeiro treino livre do ano. E com os casos crescendo ao redor do planeta, muitas das corridas foram canceladas, como no caso de Baku (Azerbaijão), Paul Ricard (França), Suzuka (Japão), Marina Bay (Singapura), Zandvoort (Holanda), Shanghai (China), Hanói (Vietnã), Monte Carlo (Mônaco), Montreal (Canadá), Austin (Estados Unidos), Hermanos Rodríguez (México) e Interlagos (Brasil). A pista holandesa, inclusive, voltaria ao calendário da F1 após quase 35 anos de ausência, impulsionada pelo fenômeno Max Verstappen. Em contrapartida, algumas pistas clássicas retornaram ao calendário.
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Após 14 anos, Ímola está de volta ao calendário da Fórmula 1 |
Uma dessas pistas que retornou após um longo tempo foi o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. De 1980 até 2006, o circuito recebeu corridas da Fórmula 1 e presenciou acidentes terríveis, como os de Gilles Villeneuve, Nelson Piquet em 1987 e Gerhard Berger em 1989. Ainda foi lá que Ayrton Senna conquistaria a sua primeira vitória como piloto da McLaren, em 1988, abrindo a série de oito triunfos na temporada em que conquistou o seu primeiro título mundial. Ele ainda venceria em 1989 e 1991, antes do trágico fim de semana de 1994, onde faria a última pole de sua vida. Nos treinos livres, Rubens Barrichello havia sofrido um gravíssimo acidente na curva Variante Baixa (que hoje não existe mais, depois das reformas no traçado). No dia seguinte, 30 de abril, foi a vez de Roland Ratzenberger bater com violência no muro da curva Villeneuve, a mais de 320 km/h, morrendo na hora, embora o óbito tenha sido anunciado pouco depois, no Hospital Maggiore. E no dia 1º de maio de 1994, muita gente se lembra o que estava fazendo. Na abertura da sétima volta do GP de San Marino, a barra da direção da Williams se rompeu, e Ayrton Senna passou como um míssil, detonando no muro de concreto da curva Tamburello. Algumas horas depois, Senna era declarado morto aos 34 anos.
A última vez que Ímola recebeu uma corrida de Fórmula 1 havia sido em 2006, com uma vitória de Michael Schumacher. Desde então, o circuito nunca mais sediou uma prova da categoria, apenas usada para eventos e alguns testes particulares. Em 2020, o autódromo sediará o GP da Emília-Romagna, região da Itália onde fica Ímola, no dia 1º de novembro.
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A última largada da vida de Ayrton Senna: tricampeão morreu aos 34 anos
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O RETORNO LUSITANO
Desde 1996, Portugal não recebia um Grande Prêmio de Fórmula 1. Antigamente, as provas eram realizadas no Circuito do Estoril, onde Ayrton Senna conquistou a primeira de suas 41 vitórias na carreira, ainda pela Lotus, debaixo de uma forte chuva. Com o cancelamento de diversas corridas em 2020, os lusos voltam ao calendário com uma pista relativamente nova: o Autódromo Internacional de Portimão, na região do Algarve.
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Pista do Algarve já recebeu testes da Fórmula 1, em 2008
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Na verdade, é um reencontro da pista algarvia com a F1. Em 2008, as equipes realizaram testes no circuito. O último GP de Portugal foi vencido pelo canadense Jacques Villeneuve, da Williams, que viria a ser campeão mundial no ano seguinte.
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A princípio fora do calendário, a Alemanha confirmou presença com Nürburgring
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Depois da alucinante corrida em Hockenheim no último ano, a Alemanha, a princípio, ficaria sem uma etapa em 2020. Mas com a bagunça provocada pela pandemia de coronavírus, manteve o seu GP, mas não na mesma pista. Ausente do calendário desde 2013, o lendário circuito de Nürburgring está de volta, mas com outro nome: GP de Eifel, uma região do país, embora muitos fãs continuem chamando de GP da Alemanha. O retorno de Nürburgring está confirmado para o dia 11 de outubro.
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Nove anos depois, Istambul está de volta ao calendário da Fórmula 1 |
Após o retorno de Nürburgring e Ímola, Istambul foi a última pista "das antigas" a ser confirmada novamente no calendário da Fórmula 1. Ausente desde 2011, a pista turca receberá sua etapa no dia 15 de novembro, data antes prevista para o GP do Brasil, que foi cancelado em virtude da pandemia da Covid-19. O Grande Prêmio da Turquia tem como maior vencedor justamente um brasileiro: Felipe Massa. Em 2006, o paulista conquistou a sua primeira vitória na F1 justamente em Istambul, vencendo também as duas corridas seguintes no país.
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Em duas semanas, Mugello receberá uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez
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Não é só o Autódromo do Algarve que vai marcar presença pela primeira vez na Fórmula 1: pista de propriedade da Ferrari, o circuito de Mugello receberá o Grande Prêmio da Toscana, no dia 13. A etapa, inclusive, será a segunda de três realizadas na Itália, e vai marcar o milésimo grande prêmio da história da Scuderia, a maior vencedora da categoria em todos os tempos. Com as etapas já realizadas e as que virão na sequência, o calendário da F1 2020 terá 17 corridas, com mais duas a serem realizadas no Bahrein, além do fechamento da temporada em Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro. A última vez que o calendário teve esse número de corridas foi na temporada de 2009. O próximo compromisso é neste fim de semana, com o GP da Bélgica, no lendário circuito de Spa-Francorchamps. E a previsão é de chuva desde os treinos livres até a corrida.
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Spa-Francorchamps recebe a F1 mais uma vez
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CALENDÁRIO DA F1 2020 (contando com as corridas já feitas)
- Grande Prêmio da Áustria
- Grande Prêmio da Estíria (região da Áustria onde fica o Red Bull Ring)
- Grande Prêmio da Hungria
- Grande Prêmio da Inglaterra
- Grande Prêmio dos 70 anos da Fórmula 1 (também em Silverstone))
- Grande Prêmio da Espanha
- Grande Prêmio da Bélgica
- Grande Prêmio da Itália
- Grande Prêmio da Toscana
- Grande Prêmio da Rússia
- Grande Prêmio da Alemanha
- Grande Prêmio de Portugal
- Grande Prêmio da Emília-Romagna
- Grande Prêmio da Turquia
- Grande Prêmio do Bahrein
- Grande Prêmio de Sakhir (cidade onde se situa o autódromo)
- Grande Prêmio de Abu Dhabi
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